sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Necessidade da Caridade segundo São Paulo

Fora da Caridade não há salvação...

Ainda quando eu falasse todas as linguas dos homens, e mesmo a lingua dos anjos, se não tivesse a caridade não seria senão como um bronze sonante, e um címbalo retumbante; e quando eu tivesse o dom de profecia, penetrasse todos os mistérios, e tivesse uma perfeita ciencia de todas coisas; quando tivesse ainda toda a fé possivel, até a de transportar as montanhas, se não tivesse a caridade eu nada seria. E quando tivesse distribuido meus bens para alimentar os pobres, e tivesse entregue meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso não me serviria de nada.
A caridade é paciente; doce e bem fazeja; a caridade não é invejosa; não é temeraria e precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa; não procura os propios interesses; não se melindra e não se inrrita com nada; não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas regozija com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.
Agora estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas entre elas, a mais excelente é a caridade. [ São Paulo, 1ª Epístola aos Corintios, cap. XIII, v. de 1 a 7 e 13]

É meus amigo... não se iludam com as glorias do reino de Deus, sem ser realmente comprometidos com as necessidades básicas para ser realmente um cristão... como já diz o própio evangélio, "nem todos que dizem "Senhor, Senhor" terão o reino dos céus" e se reconhece um cristão pelas suas obras e não pelo que diz... palavras o vento leva... atitudes comprovam o real comprometimento com a causa cristã...

Nenhum comentário: